18 de setembro de 2011

Fragmentos do Evangelho segundo os Hebreus

( Citações na literatura cristã primitiva)
Santo Irineu (+ h.202)
1.[Os ebionitas] usado somente o Evangelho de Mateus é, e rejeitam o apóstolo Paulo, chamando-o de apóstata da Lei (Adv. haeres. I 26.2)
2.Para os ebionitas, servindo somente o evangelho de Mateus que é, da esquerda para persuadi-lo e não pensar diretamente do Senhor.(Adv. haeres. III 11,7)

Clemente de Alexandria (+ ant.215)
3.E como está escrito no Evangelho dos hebreus, que estava espantado vai reinar, e reinou vai descansar.(StromataII 9)
4.Bem, o que pode chegar a isto: Aquele que pergunta, não vai parar até que ele encontra.E encontrando, será preenchido com espanto, e cheio de reinado maravilha, e resto reinante.(Stromata V 14)

Orígenes (253-254 +)
5.E se a pessoa aceita o Evangelho dos Hebreus, onde o próprio Salvador diz, muito se minha mãe me levou, o Espírito Santo, por um dos meus cabelos e me levou para o Monte Tabor sublime, ele ficou perplexo de ver como ela pode ser Mãe de Cristo, o Espírito Santo, nasceu da Palavra.Mas mesmo isso é tão difícil de explicar. (In Io. 2,6)
6.Se alguém admite: Eu recentemente levei a minha mãe, o Espírito Santo, e me levou para o Monte Tabor sublime eo que se segue pode, vendo nele a sua mãe, dizendo ...(Hom. em Ier. 15,4)

Eusébio de Cesaréia (+ 339)
7.Já alguns quiseram incluir entre estes escritos [cuja canonicidade é discutida] a Evanelio de acordo com os hebreus, que é o maior encanto dos judeus, que receberam a Cristo.(Hist.Eccl. III 25)
8.Eles [os ebionitas] pensamento que deve ser rejeitado todas as cartas do Apóstolo, chamam isso de apóstata da Lei, e usando apenas o Evangelho a chamada dos hebreus, que pouco se todos os outros.(Hist.Eccl. III 27)
9.Ele também diz [Papias] outra história contida no Evangelho dos Hebreus, sobre uma mulher acusada perante o Senhor de muitos pecados.(Hist.Eccl. III 39)
10.[Hegesippus] fala algo do Evangelho dos Hebreus eo siríaco, e particularmente o dialeto hebraico, o que significa que ele tinha vindo à fé, graças aos Hebreus.Lembre-se também outras coisas como se elas vieram da tradição judaica não está escrito. (Hist.Eccl. IV 22)
11. Desde que o evangelho tem chegado até nós em caracteres hebraicos não armou a ameaça contra a qual se escondeu (talento), mas contra o qual ele vivia vagamente, como distinguiu três servidores: um que havia consumido a substância de seu senhor com prostitutas e flauta , outro que tinha sido realizada a muito trabalho, e outra, finalmente, que ele tinha escondido talento.E ele disse que o primeiro foi recebido, que o segundo apenas repreendido, eo terceiro foi jogado na cadeia, eu acho que para perguntar se, talvez, no Evangelho de São Mateus a ameaça vem após a reprimenda contra indolente é dirigida, não contra ela, mas (epanálepsis) contra o ex, que havia comido e bebido com bêbados.(IV Theophania 22)
12. Tornou-se conhecido [e] a causa da divisão das almas, que deve ocorrer em edifícios, como vimos em um evangelho que é comumente divulgado entre os judeus, em hebraico, que diz: Eu tenho Eu escolho o agradável [e são] dando-me o meu pai no céu.(Theoph. [Siríaco] IV 12)
13. ... por isso, é possível reconhecer a força que ele usou [e encontrar] que não só previu o futuro, mas também os eventos ligados à sua palavra, especialmente em relação ao que está escrito: Eu escolho o melhor, o que me dá o meu pai no céu.(Theoph., ibid.)

San Epifanio (+ 403)
14.É realizada por [nazarenos] o Evangelho de Mateus, muito completo, e hebraico.Por meio deles é preservada, não há dúvida, mas como foi escrito originalmente em hebraico.Não sei é se eles tiraram as genealogias, desde Abraão até Cristo. (Haeres. l.I T.2 D.29, 9)

San Jerónimo (+ 419 ou 420)
15. Como também lemos no Evangelho hebraico, [onde] o Senhor fala aos discípulos dizendo: nunca vos felizes, mas quando você olha para seu irmão com amor.(Com.III em Ef. 5,4)
16. ...Mas quem ler o Cântico dos Cânticos ou ouvir a alma do marido é a Palavra de Deus, e dar crédito ao Evangelho publicado [sob o título] como os hebreus, temos recentemente traduzido, em que, referindo-se à pessoa de Salvador, diz: Eu recentemente levei a minha mãe, o Espírito Santo, um dos meus cabelos - não hesito em dizer que a Palavra de Deus pelo Espírito, e que, portanto, a alma, que é a esposa de palavra, é a mãe ao Espírito Santo, cujo nome entre os hebreus é feminina, Ruah. (Comm. II em Michigan 7,6)
17. Também chamado o Evangelho segundo os Hebreus, recentemente traduzido por mim em grego e latim, que Orígenes freqüentemente usa, depois da ressurreição seguintes termos: mas o Senhor, depois de ter sido dada a folha para o servo do sumo sacerdote, foi para Tiago e apareceu a ele.(Pois é saber que ele tinha jurado não comer pão, desde aquela hora quando você bebeu o cálice do Senhor até que ele foi dado a ele ressuscitou dentre os mortos). E logo depois, Bring, diz o Senhor, a mesa e pão.E, em seguida, acrescenta ele, tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o a Tiago, o Justo, dizendo, meu irmão, come o teu pão, porque o Filho do Homem ressuscitou dos mortos.(De viris doente. 2.
18. Mesmo o texto hebraico em si é preservado até hoje na biblioteca de Cesaréia, que o mártir Panfílio formado com grande esforço. Eu também, nazarenos que vivem em Berea (Aleppo), cidade da Síria, que use este livro me deu tempo para copiá-lo. Em quem é digno de nota que, se o evangelista, e por conta própria, e colocá-lo na boca de Salvador, argumenta o testemunho do Antigo Testamento, não segue a interpretação de 70, mas o hebraico antigo. Entre os quais estão os dois: Do Egito chamei o meu filho e será chamado nazareno.(De viris doente. 3)
19.Ignacio ... escreveu ... Esmirna, Policarpo, em particular. Esta carta argumenta testemunho sobre a pessoa de Cristo, tirada do evangelho recentemente traduzido para mim, nestes termos: Eu por minha vez e eu pude ver seu corpo depois da ressurreição, e estou convencido de que ele vive.E quando ele se virou para Pedro e os que com ele estavam, ele disse: Handle me e ver que eu não sou um fantasma sem corpo. E imediatamente tocado e acreditado.(De viris doente. 16)
20.Em Belém da Judéia: Este é um erro dos copistas, pois acreditamos que o evangelista disse, como se lê no texto hebraico de Judá, não Judéia.(Com.I em Mt 2.5)
21. No Evangelho segundo os Hebreus chamado Mahar é, o que significa que amanhã, em vez de sobresustancial, de modo que o significado é este: Dá-nos o pão de amanhã, que é o futuro.(Com.I em Mt 6.11)
22. No Evangelho de Mateus em hebraico diz: Dá-nos o pão de amanhã, isto é, dá-nos hoje o nosso pão de cada dia você nos dá no seu reino.(Tract. em Ps. 135)
23. No Evangelho, usou pela Nazarenos e Ebionitas (que recentemente traduzido do hebraico para o grego e mais autêntica chamar o San Mateo), o homem com a mão atrofiada, é dito ser um pedreiro, e é descrito pela ajuda com estas exclamações era pedreiro e ganhava elsustento me com as minhas mãos, peço-te ó Jesus, que me cura por não ser forçados a mendigar o pão descaradamente.(Com.I em Mt 12,13)
24. No Evangelho, que o uso nazarenos são escritos, ao invés do filho de Baraquias, filho de Joiada.(Com.IV em Mt 23,35)
$ 25.Este (Barrabás), que haviam sido condenados por rebelião e homicídio, o filho de seu mestre interpretado no evangelho chamados de acordo com os hebreus.(Com.IV em Mt 27,16)
26. Em (a) gospel, ele repetidamente mencionado, lemos que a arquitrave do templo, de tamanho extraordinário, quebrou e quebrou.(Com.IV em Mt 27,51)
27. E no Evangelho escrito em caracteres hebraicos ler, não rasgou o véu do templo, mas entrou em colapso a arquitrave da igreja, cuja magnitude causou admiração.(Ep. ad Hedybiam 120,8)
28. Mas de acordo com o evangelho escrito em hebraico, lido pelo Nazarenos, viria sobre ele todo o poder do Espírito Santo.O Senhor é Espírito, e onde o Espírito de Deus, há liberdade ... E, a propósito, o evangelho, que mencionamos recentemente, encontramos escrito: E aconteceu que quando o Senhor tinha ressuscitado a água, caiu a fonte de todo o Espírito Santo repousou sobre ele, e disse: Meu filho, por meio de de todos os profetas que eu estava esperando por você para vir e poderia descansar em ti.Porque você é meu descanso, meu filho primogênito, que reina para sempre.(Com.IV em Isaías 11.2)
29. Porque, assim como os apóstolos tinham um espírito, ou como o Evangelho entre os hebreus que os nazarenos ler, por um fantasma sem corpo ...(Comm. em Isaías 18 Praef.)
30. E no evangelho que se acostumou a ler os nazarenos, como os hebreus, está entre os grandes crimes de causar sofrimento para a alma de seu irmão.(Com.IV em Ez. 18,7)
31. No Evangelho dos hebreus, que foi escrito em caldeu e sírio, mas com caracteres hebraicos, que hoje serve os nazarenos, como os apóstolos, ou, como preferido pela maioria, segundo São Mateus, preservados no bibliotea de Cesaréia, esta história é: Eis que a mãe do Senhor e seus irmãos lhe disseram: João Batista batizados para a remissão dos pecados, vá (também nós) e ser batizado por ele, mas ele disse-lhes: Que pecados Eu tenho o compromisso de ter que ir e ser batizado?Se isso não basta dizer que a ignorância é a minha.(Contra Pelago.III 2)
32. E no mesmo livro [Evangelho dos Hebreus]: Se ele pecar, diz ele, seu irmão na palavra e te dê satisfação, recebê-lo sete vezes por dia.Simon disse ao discípulo: Sete vezes por dia? O Senhor respondeu, e disse: Eu digo sim, e até setenta vezes sete. Uma vez que mesmo os próprios profetas, tendo sido ungido pelo Espírito Santo, ter encontrado falhas.(Contra Pelago.III 2)

Ps. Origens Latino
33. Ele é escrito em um evangelho, chamado s egundo aos Hebreus (se essa placa suporta, não a autoridade, mas para esclarecer a questão colocada) disse a ele, o outro do Rich: Que bom que tenho que fazer para ganhar a vida?Disse-lhe: Atende a lei e os profetas. Respondeu: Eu já o fizeram. Disse: Vai, vende tudo o que é seu, distribúyeselo entre os pobres, e vem e segue-me. Mas o homem rico começou a coçar a cabeça e não gostou (do conselho).O Senhor disse-lhe: Como você se atreve a dizer: Eu encontrei a Lei e os Profetas? Uma vez que é escrito na lei: Amarás o teu próximo como a si mesmo ru. E eis que muitos irmãos de vocês, filhos de Abraão, são vestidos e famintos da sucata, enquanto minha casa está cheia de bens em abundância, sem nada vindo dela.
Ele se virou e disse a Simão, seu discípulo, que estava sentado ao lado de Simon, filho de João, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um homem rico para o céu.(Com. em Mateus 15:14)

Ps. Cipriota
34. E o inventor deste batismo de adultério, ou melhor, mortal, se alguém está acima de tudo ... supositicio livro que tem direito a pregação de Paulo.Em que você pode encontrar, contra o testemunho de todas as escrituras, Cristo confessando seu pecado (Se ele foi o único que não pecou, ​​no mínimo), e conduzido, quase contra sua vontade, por Maria, sua mãe, receber o batismo de João. E que, enquanto ele foi batizado, foi o fogo sobre a água, o que não está em nenhum evangelho. E Pedro e Paulo, após todo esse tempo, dentro de quatro meses de gravação do evangelho em Jerusalém e para trocar pontos de vista, e após discussão e disposição do que viria a se tornar, finalmente, [veio a ser] em Roma, como se, em seguida, precisamente conhecer a primeira vez. E outras coisas semelhantes, inventou absurda e estranha, estão reunidos neste livro. (De rebatismo. C.17)

Cirense Teodoreto (+ H.460)
35. Nazarenos apoio só o Evangelho dos Hebreus eo apóstolo chamado apóstata.(Haeret.Fable. Comp. II 1)
36. [Os Nazarenos] ter usado somente o Evangelho segundo São Mateus. (Ibid.)
37. Os nazarenos são judeus que honram a Cristo como um direito humano e use o evangelho o nome de São Pedro. (Ibid.)

Filipe de Side (+ h.430)
38. [O antuguos] claramente rejeitaram o Evangelho dos Hebreus e da chamada de Pedro e Thomas, dizendo que eles foram escritos heréticos.(Excertos, cit. By Lagrange)

Stichometria (s.IV)
39. Quarto Evangelho dos hebreus: linhas 2200 (Adicionado ao Cronografia de Nicephorus h.850).

Haymon d'Auxerre (+ h.850)
40. Como dito no Evangelho dos Nazarenos, que ouviu a voz do Senhor [o Pai, perdoa-lhes], muitos milhares de judeus que estavam ao redor da cruz, que se acredita.(Com.II em Isaías 53)

Versão copta de São Cirilo de Jerusalém
41. Está escrito em [o evangelho] de acordo com os hebreus, Cristo disposto a vir à Terra para realizar a redenção, o Pai bondoso chamou uma força celestial nome de Michael, recomendando a cidade de Cristo nesta empreitada. Então veio a força para o mundo, e chamou Maria, e (Cristo) foi sete meses em seu ventre. Em seguida, ela deu à luz, e cresceu em estatura e escolheu os apóstolos ... foi crucificado e aceito pelo Pai. Cirilo diz: Onde nos quatro Evangelhos dizem que a santa Virgem Maria, Mãe de Deus é uma força? O monge respondeu: No Evangelho dos hebreus. Assim, diz Cirilo, há cinco Evangelhos? O que é o quinto? O monge respondeu: É o Evangelho que foi escrito para os hebreus.
... Quando colocá-lo na cruz, o pai levou-o a si no céu. (Fragmento copta publicado por V. Burch)

( Aditivos para cursiva manuscritos gregos de San Mateo)
Glosas IOUDAIKON reproduzir
42. O judaica não dizer na cidade santa, mas em Jerusalém.(Em Mt 4.5: bacalhau.Tisch 566.)
43. Bariona]: O judaica: filho de John.(. Em Mateus 16,17: bacalhau 566; d 30 e 77)
44. O s judaico lê após etenta vezes sete: Bom, também nos profetas, tendo sido ungido com o Espírito Santo, é pecado (Cod 566 e 77 175, Em Mt 18,22).
45. O judaico, e negou e jurou e começou a xingar.(. Em Mateus 27,65: bacalhau 566; d 30 e 77175370371)
46. A palavra não aparece em certos eikh cópias (manuscritos), ou a judaica.(Em Mt 5,22: bacalhau D 30.)
47. O judaica neste momento se lê: Se você está no meu colo e não fazer a vontade de meu Pai que está nos céus, eu expulso-te da minha mama.(Em Mt 7.5: bacalhau D 30.)
48. O judaica: mais [conservador] do que cobras.(Em Mateus 10,16)
49. O judaica diz, é demitido.(Em Mateus 11,12: bacalhau D 30.)
50. O judaica: eu lhe agradeço.(Em Mateus 11,25: bacalhau D 30.)
51. O judaica não dizer, três [dias e três noites].(Em Mateus 12,40:. Bacalhau e 175)
52. O judaica: O Korban, onde você vai sair benefício para nós.(Em Mateus 15.1: bacalhau D 30.)
53. Registou com um asterisco não é no outro, mas no judaicas.(Mt 16,2 s. In: bacalhau D 30.)
54. O judaica: E nós lhes forneceu homens armados para colocar na frente da caverna e fazê-lo dia e noite guarda.(Em Mateus 27,65: bacalhau D 30.)  


8 comentários:

  1. Desprezar o apostolo Paulo e força um pouco a barra os Ebionitas estavam perdidos.....

    ResponderExcluir
  2. Tem toda razão meu amigo,mas muitos ainda pensam dessa maneira...

    ResponderExcluir
  3. Que tradução horrível! parece até que foi feita pelo google translate!

    ResponderExcluir
  4. Bem estranho essa tradução. Não é à toa ter tanta gente embriagada.

    ResponderExcluir
  5. Paulo é uma apostata, a começar por sua conversão sem arrependimento.

    ResponderExcluir
  6. O evangelho dos Nazarenos é aquele que transmite a verdadeira mensagem de Jesus de Nazaré.

    ResponderExcluir
  7. Leiam o livro " Evangelho dos Nazarenos" do autor português Paulo Manuel António Fernandes.

    ResponderExcluir
  8. A tradução é muito ruim, tornando muitas vezes o texto sem nexo.

    ResponderExcluir