18 de setembro de 2011

O Evangelho de Tomé

(Redação grego)



Preâmbulo

1.1.I, Thomas judeu, eu venho a pregar a vocês, meus irmãos entre os gentios, para que você deve saber, atos de infância e as maravilhas de nosso Senhor Jesus Cristo, foi realizada por ele depois de seu nascimento em nosso país.
2.E aqui está o que foi o seu início.

Pardais feitos com barro

II 1.O menino Jesus, cinco anos de idade, jogando no vau de um córrego, e trouxe água encanada para posar, e então torna-los puros, e com uma simples palavra de comando.
2. E amassar a argila, formaram doze pardais, e fez isso de um dia de sábado. E havia muitas crianças brincando com ele.
3. E um judeu, que tinha notado que Jesus fez, foi logo em seguida, para dizer de seu pai José, dizendo: Eis que seu filho está perto do córrego, e, ter pego lama, fez-lhe doze pardais, e tem profanado o sábado.
4. E José foi para o lugar onde Jesus estava eo viu e gritou: Por que vocês estão fazendo no sábado, que não é permitido fazer? Mas Jesus, batendo, e indo para os pardais, exclamou: Fly. E as aves abrem suas asas e voou para longe, o chilrear ruidosamente.
5.Os judeus ficaram admirados com esse show, e foi para dizer aos seus patrões que haviam visto Jesus fazer.

Morte do filho de Anás

III 1.E o filho de Anás, o escriba, estava lá, e com um ramo de salgueiro, dispersando a água que Jesus haviam se reunido.
2. E quando Jesus viu o que estava acontecendo, ficou zangado e disse: Louco, injusta e ímpia, que mal você fez esses poços e essas águas? Eis que agora você secarás como uma árvore, e não têm nem raiz nem folhas, nem frutos.
3. E imediatamente criança que em pó integral. E Jesus deixou lá e voltou para a casa de Joseph. Mas os pais do menino morto o levou em seus braços, lamentando sua juventude, e levou-o a José, que reprovou ter um filho que fez tais coisas.

Castigo infligido por Jesus para uma criança

IV 1.Mais uma vez, Jesus, por meio da aldeia, e uma criança correndo, caiu de costas. E Jesus, irritado, exclamou: Não siga em frente. E logo depois, o menino caiu morto. E algumas pessoas que tinham visto o que aconteceu, eles se perguntavam: Onde é que esta criança, que cada palavra do que é feito tão rapidamente?
2. E os pais do menino morto foi ao encontro de José e ele se queixou, dizendo: Com o seu filho não pode viver conosco na aldeia, onde você ensiná-lo a abençoar, e não maldição, porque mata os nossos filhos.

Jose Jesus repreende

V 1.E José levou seu filho de lado e repreendeu-o, dizendo: Por que funciona bem? Essas pessoas sofrem e nos odeiam e nos perseguem. E Jesus disse: Eu sei as palavras que você fala não são suas. No entanto, eu continuo em silêncio por causa de você. Mas eles sofrem o castigo. E sem demora, acusando-o, estavam cegos.
2. E aqueles que o viram, hesitante e confusa, eles disseram de Jesus que cada palavra que ele pronunciou, bom ou mau, foi recebida e produziu um milagre. E quando tinha visto coisas semelhantes Jesus fez, ele se levantou, agarrou sua orelha e puxou-o apertado.
3. Mas o rapaz ficou irritado e disse: Bem mais fácil é procurar, sem encontrar, e apenas agir como um tolo. Você não sabe que você pertence? Não me machuque.

Exposição alfabeto

VI 1. E um professor de escola chamado Zaqueu, que estava lá, ouviu Jesus falar com seu pai, e fiquei surpreso que uma criança deve ser expressa dessa maneira.
2. E alguns dias depois, eles se aproximaram de José, e disse: Você tem um filho dotado de bom senso e inteligência. Confiar aos meus cuidados, para aprender as letras, e, com as letras, eu vou ensinar a todas as ciências. E ensiná-lo a cumprimentar os velhos, para honrá-los como antepassados, a respeitá-los como pais, e amar a sua idade.
3. E eu escrevi todas as letras do alfabeto da Alpha Omega para muito rapidamente e claramente. Mas Jesus olhou para Zaqueu, ele disse: Você, você não sabe a natureza do Alpha, como você pode ensinar aos outros o Beta? Hipócrita, primeiro ensinar o Alfa, se você sabe, então vamos acreditar que você sobre o Beta. Então ele começou a discutir com o professor da escola de primeiras letras, e Zaqueu não podia responder.
4. E, na presença de muitas pessoas, o rapaz disse a Zaqueu: Olha, Mestre, o arranjo da primeira letra, e perceba como existem linhas de recursos e um meio que atravessa as linhas que você vê comum e unida, e como o topo avanços e encontra novamente, triplos e homogêneo, principal e subordinado, em igual medida. Estas são as linhas da Alpha.

Perplexidade de Zaqueu

VII 1. E quando Zaqueu, o professor da escola, ouviu a criança a expor as alegorias tão numerosos e tão grande a primeira letra, estava perplexo com esta resposta e para tal ensino, e disse à multidão: Infeliz de mim, para que fim estou reduzido! Tenho coberto de vergonha, para trazer minha escola com esse cara.
2. Então, o irmão Joseph, peço-te para levar com você, porque eu não posso suportar a severidade do seu olho, e penetrar o significado de sua palavra de qualquer forma. Esta criança não nasceu na terra, é capaz de domar o próprio fogo, e pode ter nascido antes da criação do mundo. O que tem levado a barriga? O que tem no peito nutrido? Eu não sei. Oh, meu amigo, seu filho coloca-me fora de mim, e eu não posso seguir o seu pensamento! Eu cometi um erro em tudo. Eu queria tê-lo como um discípulo, e eu achei que eu tenho nele um mestre.
3. Eu percebo a minha vergonha, meus amigos, porque eu, que sou velho, fui tomado por uma criança. E eu só posso me deixar ao desespero ou morte, por causa desta criança, eu não posso, neste momento, olhar cara a cara. Que resposta, quando você diz que tudo o que eu tenho sido derrotado por um menino? O que eu vou explicar sobre o que ele me disse que as linhas da primeira linha? Não sei, meus amigos, porque eles não sabem, nem o começo nem o fim desta criança.
4. Então, o irmão Joseph, peço-te para levar com você a sua casa. É muito grande, na verdade, um deus, um anjo ou algo assim.

Conclusão da história de Zaqueu

VIII 1. E enquanto os judeus estavam dando conselhos a Zaqueu, as crianças riu e disse: Agora que a sua missão dá fruto, e são cegos de coração, eis que vêm do alto para amaldiçoá-los, e para chamar alto, como eu pedi aquele que me enviou por causa de você.
2. E quando a criança tinha acabado de falar, logo todos aqueles que haviam caído sob a maldição antes, foram curados. E ninguém nunca se atreveu a provocar desde a sua raiva, por medo de que a maldição, e fira da doença.

Criança caiu de um terraço

IX 1. Alguns dias depois, Jesus estava brincando num terraço no topo de uma casa, e uma das crianças que brincavam com ele, caiu da varanda e morreu. E, vendo isso, as outras crianças fugiram e Jesus ficou sozinho.
2. E, tendo atingido os pais da criança morta, acusaram Jesus de fazê-lo cair. (Jesus disse: Eu não fiz isso.) E investiu contra ele.
3. Mas Jesus puxou o telhado para baixo, parou perto do corpo da criança para baixo, e clamou com grande voz: Zeno (para tal era o seu nome), se levantar e me dizer que eu que te fez cair? E, tendo levantado imediatamente, a criança respondeu: Não, Senhor, tu não me derrubou, mas eu já ressuscitado. E os telespectadores do conjunto foram movidos com espanto. E os pais da criança louvou a Deus pelo milagre realizado, e adoraram a Jesus.

Ressurreição de um jovem

X 1.Depois de mais alguns dias, um jovem cortando lenha nas proximidades da aldeia. E eis que seu machado ele dividiu a sola, e morreu, tendo perdido todo o seu sangue.
2. E, como se produziu uma multidão e uma multidão de pessoas, o menino Jesus também correram para lá, e fazer site, no meio da multidão, e tomou o pé ferido, o jovem, que era então curado. Ele disse ao jovem: Levanta-te, madeira ainda cortar, e lembre-se de mim. E a multidão viu o que tinha acontecido, ele adorava o filho, dizendo: Em verdade, o espírito de Deus habita em você.

Jesus na fonte

XI 1.E quando ele tinha seis anos, sua mãe lhe deu um jarro, e enviou-lhe de beber água para levar para casa. Mas, tendo encontrado o rapaz no meio da multidão, o jarro foi quebrado.
2. Em seguida, Jesus estendeu a sua túnica que o cobria, encheu-o com água e levou-a para sua mãe. E sua mãe, reconhecendo que milagre, abraçou-o, e guardou em seu coração os mistérios que foi cumprido.

Milagre do grão de trigo

XII 1.Mais uma vez, no momento do plantio, o menino foi com seu pai para semear trigo em seu campo, e como seu pai semeou, o menino Jesus também semeou o grão de trigo.
2. E uma vez que foram recolhidos e solo, e uma centena de medidas obtidas através do telefone da fazenda para os pobres da aldeia, que distribuiu o trigo, e José ficou com o que resta. E Jesus tinha oito anos quando fez esse milagre.

Milagre das duas partes de uma cama

XIII 1. Seu pai era um carpinteiro e fez naquele tempo e carrinhos de garfos. E um homem rico em cobrar se eu lhe pedi uma cama. Mas tendo pedaço cortado menor do que o outro, não sabia o que fazer. Então o Menino Jesus disse a seu pai José: Coloque os dois pedaços no chão, e iguálalas ao seu lado.
2. E José agiu como a criança tinha indicado. E Jesus, parando do outro lado, puxou o pedaço mais curto, ea tomou como os outros. E seu pai José, vendo-o, era admirado e abraçou Jesus, dizendo: Eu posso congratular-me que Deus me deu esta criança.

Relações com um segundo mestre

XIV 1.Joseph viu que o menino crescia em idade e inteligência, e não querendo continuar analfabetos, o levou a um segundo mestre. E esse professor disse a José: Eu ensinar as primeiras letras gregas, e depois em hebraico. Porque o professor sabe a inteligência da criança. No entanto, depois de escrever o alfabeto, demorou um longo tempo, e Jesus não lhe respondeu, até que ele avisou:
2. Se você é verdadeiramente um professor, e conhece o alfabeto, primeiro me diga o valor de Alpha e eu vou te dizer então que de Beta. Mas o mestre, irritado, bateu na cabeça. E a criança, em sua dor, amaldiçoou, e ele caiu sem vida, com o rosto contra o chão.
3. E a criança veio a casa de José, que era muito angustiado, e recomendou sua mãe: Não perca a porta, porque todos os que ficar com raiva, eles são mortalmente ferido.

Jesus confunde um terceiro professor

XV 1.E algum tempo depois, outro professor que era parente e amigo de José disse: Traze a criança para a escola, talvez eu possa ensinar as letras doce. E José disse: Se você tem irmão, coragem, levá-lo consigo. E ele trouxe com medo e ódio, ea criança foi com prazer.
2. E ficando decididamente escola, encontrei um livro sobre uma mesa, e tomá-lo, não ler os caracteres em que estavam, mas abriu a boca, falou sob a inspiração do Espírito Santo. Ele ensinou a Lei até o presente. E, juntando-se uma grande multidão ao seu redor, ele ouviu, e ficou maravilhado com a beleza de suas descrições, a imparcialidade de seus discursos, e que uma criança como ele se expressa dessa maneira.
3. Ao ouvir isso, Joseph estava com medo, e fui para a escola, temendo pela saúde do professor. E o professor disse a José: Sabe, irmão, eu tenho levado a criança para um discípulo, mas está cheio de sabedoria e graça. Dirigi-lo, peço-lhe, para sua casa.
4. E quando a criança tinha ouvido essas palavras, ele sorriu. e disse: Porquanto disseste bem, e deram um bom relatório, ser curado por causa de vocês que ficaram feridos. E depois o outro professor foi curada. E José voltou com o filho em casa.

James, curar picada de cobra

XVI 1.E José mandou seu filho Tiago para cortar madeira, a criança era Jesus. E, enquanto James estava trabalhando, uma cobra mordeu na mão.
2. E, como parecia ferido sofreu e morreu, Jesus veio e soprou a mordida, e depois a dor cessou, e matou o réptil, e no momento, James saiu ileso.

Ressurreição de uma criança

XVII 1.Mais tarde, uma criança morreu na vizinhança, e sua mãe chorou muito. E Jesus ouviu os gritos de sua grande tristeza e ir rapidamente. E, encontrando a criança morta, tocou o peito e disse: Conjuro-te, rapaz, não morrem, mas ao vivo, e você vai ficar com a sua mãe. E, em seguida, a criança abriu os olhos e sorriu. E Jesus disse à mulher: Take-lo e dar-lhe leite e lembra de mim.
2. E, vendo isso, as pessoas estavam cheios de admiração, e disse: Na verdade, essa criança é um Deus ou um anjo de Deus, porque cada palavra de Jesus se torna um fato. Jesus foi para brincar com outras crianças.

Ressurreição de um homem

XVIII 1. Algum tempo depois, tendo ocorrido em uma casa que foi construída uma grande multidão, Jesus levantou-se e correram para o local. E, vendo um homem morto, pegou sua mão e disse: Levanta-te, homem, e continua a trabalhar no seu trabalho, então eu vos mando. E o homem levantou-se e adoraram.
2. Vendo isto, ele era pessoas admiradas e disse: Esta criança é do céu, porque ele salvou almas da morte, e salvou toda a sua vida.

Jesus entre os doutores

XIX 1.Quando ele tinha doze anos, seus pais, segundo o costume, foi a Jerusalém para o feriado da Páscoa com os companheiros de viagem, e após as férias, retornou para sua casa. E enquanto eles estavam voltando, o menino Jesus ficou em Jerusalém, e seus pais pensavam que ele estava entre os seus companheiros de viagem.
2. Mas depois de um dia de viagem, procurou entre os seus parentes, e não o encontrando, eles foram cortados, e tomou a cidade a olhar para ele. E, três dias depois o acharam no templo, sentado entre os doutores, ouvindo e interrogando-os. E todos estavam atentos e surpresos de que uma criança iria reduzir ao silêncio os anciãos da igreja e os médicos do povo, explicando os principais pontos da lei e as parábolas dos profetas.
3. E sua mãe, Mary, aproximando-se, disse: Por que você fez isso, meu filho? Aqui estávamos de luto, e que estava procurando. Mas Jesus disse-lhes: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo cuidar das coisas que afetam meu Pai?
4. E os escribas e fariseus, disse a Maria: Você é a mãe desta criança? Ela respondeu: Eu sou. E eles disseram: Feliz és tu entre as mulheres, porque Deus tem abençoado o fruto do teu ventre. Nós nunca vimos ou ouvimos tanta glória, tanta virtude, tanta sabedoria.
5. E Jesus se levantou e seguiu sua mãe, e estava sujeita à sua família. E sua mãe guardava estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, idade e graça. Louvai-o pelos séculos dos séculos. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário