18 de setembro de 2011

O EVANGELHO DE PEDRO

( Akhmim fragmento grego)
Endurecimento dos judeus contra Jesus, Pilatos, depois de ter a sua inocência para eles
1.1.Mas nenhum dos judeus lavou as mãos, nem Herodes, nem qualquer um dos juízes de Jesus.
2.E, não lavá-los, Pilatos levantou-se da corte.
3. E, em seguida, o rei Herodes mandou os judeus para apreender o Senhor, dizendo: Fazei tudo o que eu vos tenho mandado fazer.
Herodes, o povo entrega a Jesus
II 1.Mas Joseph, o amigo de Pilatos e do Senhor, permaneceu lá. E, sabendo que ele seria crucificado, Pilatos, e pediu o corpo do Senhor para o sepultamento.
2. E Pilatos mandou a Herodes para pedir o corpo do Senhor.
3.E Herodes disse: Irmão Pilatos, mesmo que ninguém pediu, que enterrá-lo, sem esperar amanhecer sábado, está escrito na lei que não vai esconder o sol em um homem mortal, como Pierce.
4.E o povo deu na véspera dos pães ázimos, sua festa.
  Paixão de Jesus
III 1. Y Quando eles tomaram o Senhor empurrou às pressas, e disse: hale o Filho de Deus, agora somos donos dela.
2. E então revestido com um manto de púrpura, e fê-lo sentar no tribunal, dizendo que o juiz de forma justa, rei de Israel.
3. E um deles trouxe uma coroa de espinhos e colocou-a sobre a cabeça do Senhor.
4. E outros, definido antes dele, cuspiu em seu rosto, e outros vencê-lo nas bochechas, e outros espancados com uma bengala, e alguns amarrados com um chicote, dizendo: Homenagens estas honras o Filho de Deus.
Crucificação de Jesus
IV 1.Eles levaram dois criminosos e crucificado o Senhor entre eles. Mas ele ficou calado, como quem não sente dor alguma.
2. E quando eles tinham levantado na cruz, inscrito sobre ele: Este é o rei de Israel.
3. E, tendo sido depositados com ele as suas vestes, lançaram sortes sobre eles, e eles são distribuídos.
4. Mas uma das acusações dirigidas los criminosos, dizendo: Nós, o mal que fizemos, sofremos assim. Mas este, que se tornou o Salvador dos homens, que mal fez ele?
5. E, tendo sido zangado com ele, foi condenada a quebrar as pernas dele, tão assustador para morrer em tormento.
Últimos momentos de Jesus
V 1.E era meio-dia, ea escuridão tomou conta de toda a Judéia, e eles se assustaram, e perguntou ansiosamente se o sol iria ser escondido e, considerando que ele ainda estava vivo, e é escrito por eles que o sol não deve esconder sobre um homem colocado em agonia mortal.
2. E um deles disse: Dê-lhe de beber fel e vinagre. E, tendo feito a mistura, foi dado a beber.
3. E consumado todas as coisas e empilhados sobre suas cabeças os seus pecados.
4.Muitos circulado com luzes acesas, pensando que era noite, e colocou sobre a mesa.
5. E o Senhor clamou, dizendo: A minha força, meu poder, me abandonou. E proferiu estas palavras foi morto.
6. E na mesma hora o véu do templo de Jerusalém foi quebrado em dois.
Sepultamento de Jesus
VI 1.Os judeus puxou as unhas das mãos do Senhor e colocá-lo em terra. E toda a terra tremeu e um grande temor se espalhou entre as pessoas.
2. Mas o sol brilhou de novo, e descobriu que era a hora nona.
3. Os judeus estavam contentes com ele, e deu a José o corpo do Senhor para enterrá-lo. Porque José tinha visto todo o bem que o Senhor tinha feito.
4. Tendo assim levado o Senhor, lavado e envolto em uma mortalha, e levou-o para seu próprio túmulo, chamado de jardim de Joseph.
5. E os judeus, os anciãos e os sacerdotes compreenderam o mal que tinham feito, e começou a se lamentar e chorar Ai pelos nossos pecados! Julgamento e abordagem a Jerusalém.
Duelo dos discípulos
VII 1.Para mim, eu triste com meus colegas e com o espírito ferido, que se escondeu, porque sabíamos que os judeus procuravam-nos como criminosos e, como acusado de querer queimar o templo.
2.Devido a isso, jejuou, e ficou triste de luto e chorando noite e dia, até sábado.
Pânico dos judeus
VIII 1.Mas os anciãos e os escribas e fariseus estavam reunidos em conselho, e, sabendo que todo o povo murmurou e batia no peito, dizendo: Se na sua morte tem havido sinais tamanhos, isso mostra que ele era justo, cobrado grande medo.
2. E eles foram a Pilatos, rogando-lhe, e dizendo:
3. Procúranos soldados, a fim de guardar seu túmulo por três dias. Então seus discípulos para evitar ir para roubar o corpo e as pessoas, acreditando que ele ressuscitou dentre os mortos, que causar qualquer dano.
Túmulo de Jesus e selados mantido

IX 1. Pilatos, então deu-lhes o centurião Petrônio com soldados para vigiar o túmulo. E ele foi com os anciãos e os escribas e fariseus.

2.E quando arrastado para aquele lugar uma grande pedra, em um esforço conjunto com a ajuda do centurião e os soldados, todos que estavam lá a colocou na porta do túmulo, de modo que obstrua a sua entrada.

3. E eles set, para assegurar, sete selos, e plantio de uma tenda, criou um guarda.

4. E pela manhã, quando o sábado começou a nascer, veio uma grande multidão de povo de Jerusalém e seus arredores, para ver o túmulo selado.

Milagres que ocorreram na sepultura

X 1.Mas à noite, após o que abriu no domingo, enquanto os soldados estavam andando em 1:58 guarda facção, uma grande voz foi ouvida no alto.

2. E viram os céus abertos e dois homens luz brilhante se aproximou do túmulo.

3. E a pedra enorme que tinha sido colocada em sua porta foi movida por si mesma, colocando de um lado, e do túmulo foi aberto. E os dois homens entraram nela.

4. E não antes tinha visto isso, os soldados despertaram o centurião e os anciãos, pois eles também fez a chamada.
5. E, apenas os soldados relataram o que tinham testemunhado, mais uma vez para fora do sepulcro, viram três homens, e dois deles prenderá a um e um seguinte atravessá-los.
6. Eo chefe dos titulares acumularam até ao céu, mas o chefe do que aconteceu que levou para além de todos os céus.

7. E ouviram uma voz no mais alto perguntando: Você já pregou para aqueles que estão dormindo?

8. E foi ouvido vindo da cruz esta resposta: sim.

9. Espectadores, em seguida, eles perguntaram uns aos outros se não deveríamos ir lá e dizer essas coisas a Pilatos.
10. E, enquanto ainda deliberar apareceu novamente os céus abertos e um homem que deixou-os cair e entrou no sepulcro.
Medo de quem fez a guarda junto ao túmulo
XI 1.Então o centurião e sua guarda companheiros correram para visitar a Pilatos para a noite, deixando o túmulo de assistir. E relataram tudo o que tinham testemunhado, fortemente agitada e disse: Verdadeiramente era o Filho de Deus.
2.Mas Pilatos respondeu, e disse, eu sou puro sangue do Filho de Deus, e vós que decidiram assim.
3.Então todos lhe perguntou, submisso, para ordenar o centurião e aos soldados para não dizer nada do que tinham visto.
4.Porque (argumentado), sendo culpado do maior pecado diante de Deus, temos o cuidado de não cair nas mãos do povo judeu, e não ser apedrejado.
5. Pilatos ordenou o centurião e os soldados ao todo.
Visitar o túmulo de várias mulheres
XII 1.Ao amanhecer, Maria Madalena, discípula do Senhor, levando com ele vários de seus amigos, foi com eles até o túmulo onde havia sido depositado.
2. Ele escolheu esse tempo por medo dos judeus, que se inflamaram com raiva, e ela tinha feito sobre o túmulo do Senhor, que as mulheres tendem a ver com os mortos e os entes queridos.
3.E os judeus temiam que os visitantes os viu e disse: Enquanto o dia em que o crucificaram, não podia chorar e lamentar, faça-o agora, pelo menos sobre a sua sepultura. Quem vai rolar a pedra da porta do sepulcro, então nós vamos, nós nos sentamos ao lado dele, e unjamos?
4. Porque a pedra é enorme, e temos medo que alguém vai ver. E se não podemos mexer, pelo menos na entrada reembolsará o que trazemos em sua memória. E chorar, e lamentar, até que voltamos para nossas casas.
As mulheres encontram o túmulo aberto e um anjo anuncia-lhes a ressurreição de Jesus
XIII 1.E tendo chegado ao túmulo, eles encontraram aberto. E se aproximando, e inclinando-se para olhar, viu, sentado no meio do túmulo, um jovem vestido com uma roupa bonita e brilhante, que disse:
2. Por que você veio? A quem procurais? ¿Al crucificado? Ele se levantou e foi. E se você não acreditar, olhar e ver que ele já não estiver no lugar que colocá-lo. Porque ele ressuscitou dentre os mortos, e ido para a mansão onde foi enviado.
3. Então as mulheres, assustado, fugiu.
Os discípulos ainda aflitos
XIV 1.E foi o último dia dos pães ázimos, e muitos deixaram a cidade e voltou para casa, tendo completado o partido.
2.Nós, os doze discípulos do Senhor, chorou e entristeceu-nos. E todos, me desculpe pelo que aconteceu, ele se retirou para sua casa.
3. Quanto a mim, Simão Pedro e André, meu irmão levou as redes e saiu para o mar. E ele estava conosco Levi, filho de Alfeu, quando o Senhor ...  

Fonte: Os evangelhos apócrifos, por Edmundo González Blanco



( Citações na literatura cristã primitiva)
Serapião (Ob. de Antioquia 190-211)

1.Nós, na verdade, irmãos, receber tanto o Peter e os outros apóstolos, como se fosse o próprio Cristo, mas não quis trabalha conscientemente falsa com seus nomes, sabendo que tais escritos não temos recebido pela tradição. Mim, quando eu estava no meio de ti, todos vocês foram supostos aderir à verdadeira fé, e não procurar o evangelho atribuído a Peter, que eles tinham de mim, eu disse que se era isso que tudo o que entristeceu, eles poderiam ler .Mas agora, ao saber que seu sentimento real foi enredada em alguma heresia, a julgar pelo que eu disse, eu apressou-se a pessoas de volta no meio de vós. Então irmãos esperam por mim em breve. De nossa parte, meus irmãos, depois de plenamente consciente da heresia que foi anexado Marciano, que veio a contradizer-se, sem entender o que ele disse (que você pode encontrar para o meu cartão), foi assim possível por aqueles que conseguiram esse mesmo evangelho, isto é, pelos sucessores de quem entronizado (o que chamamos Docetistas, porque a maioria de suas doutrinas se encontram mergulhados nos ensinamentos desses hereges), temos, por exemplo, gerenciá-los através do livro em questão, folhear e ver que a maioria do conteúdo é consistente com a verdadeira doutrina do Salvador, embora haja algumas novas recomendações que submetemos à sua consideração. E é isso que ele escreveu Serapião. (Citado por Eusébio, Hist.Eccl. VI 12,2-6)

Orígenes (253-254 +)
2.Alguns, ignorando a tradição contida no Evangelho chamados de acordo com Peter ou o livro de James, dizer que os irmãos de Jesus são filhos de José, obteve uma primeira mulher que viveu com ele antes de Maria.(Com. em Mateus 10.17)

Eusébio de Cesaréia (+ 339)
3.E a respeito de seu chamado Atos [Peter], o Evangelho que leva seu nome eo que eles chamam de Pregação e Apocalipse, sabemos que não tenham sido em qualquer forma, incluindo, por tradição entre os católicos [livros canônicos ], uma vez que nenhum escritor antigo ou contemporâneo eclesiástica fez uso de evidências de tais obras.(Hist.Eccl. III 3.2)
4.Além disso, o estilo desmente as formas apostólicas, além disso, juízos e princípios de conteúdo, em completo desacordo com a ortodoxia verdade, demonstram claramente que ele é, na verdade, as teorias inventadas por hereges.Que tais obras não devem ser listados, mesmo entre os apócrifos, mas rejeitada como absurda e irreverente. (Hist.Eccl. III 25,6-7)

Cirense Teodoreto (+ H.460)
5.Os nazarenos são judeus que adoram a Cristo como um homem justo e serviu o evangelho chamado depois de Pedro.(Haeret. fabularum. Comp. II 2)
 

Um comentário:

  1. Engraçado como nenhum site evangélico posta o final do Evangelho de Pedro, sabem pq? Vejam o final:

    64. Dias depois, estando nós reunidos com o Senhor, o Senhor nos deu autoridade na terra, assim como o Pai o tinha autorizado. Elevado aos céus, contemplamos o Senhor, e os anjos que apareceram nesse instante, nos disseram: "eis que a Vida virá, espere-a, pois assim como a viste subir, os santos dos últimos dias a verão vindo dos céus, pois assim está escrito: 'vi um como Filho do Homem vindo nas nuvens do céus.'"

    65. Pacientemente aguardamos o Senhor, continuando sua obra na terra, de transmitir vida a todo aquele que quiser viver. O mundo estava entregue em nossas mãos,* pois autoridade nos foi dada*. O evangelho prevalecerá, pois o domínio é dos santos. Os santos do Senhor dominarão o mundo desde já, a Igreja dos Senhor espalhar-se-a nos quatro cantos da terra, pois o Cristo reina, e nós com ele. Amém.

    ResponderExcluir